Como fazer círculo mágico de crochê

Como fazer círculo mágico de crochê 1

Hoje vou mostrar para vocês como fazer um círculo mágico. O círculo mágico (ou laço mágico) serve para iniciar qualquer trabalho de crochê circular. Com ele, o miolo da peça ficará bem fechadinho, perfeito. Se começarmos a crochetar com uma simples correntinha com fios de malha o miolo pode ficar muito grande. Lembre-se que o círculo mágico serve também para trabalhos de crochê com fio mais fino.

Aprenda crochê em casa da maneira mais rápida e fácil – Clique aqui

A ideia do círculo mágico é fazer um anel com o fio (sem dar nó) e crochetar pontos sobre o anel. Para finalizar, puxamos o fio inicial até fechar completamente o miolo do centro.

Lendo parece complicado, mas é muito simples! Fotografei um passo-a-passo para ficar fácil de entender. Malha e agulha nas mão, vamos lá:

Como fazer círculo mágico de crochê 2

1. Eu prefiro iniciar meus trabalhos segurando os fios com a mão esquerda. É mais cômodo, pois nas primeiras tentativas os pontos podem desmanchar.

2. Então, sem fazer a laçada inicial, começamos a crochetar os pontos baixos: Como vemos na imagem, passamos a agulha por baixo do fio.

3. E puxamos para cima, para completar o nosso primeiro ponto.

4. Depois disso, continuamos fazendo pontos baixos.
Esta primeira parte é a mais complicada, pois temos que controlar os dois fios. Para isto, é melhor que os pontos fiquem bem frouxos.

Como fazer círculo mágico de crochê 3

Como fazer círculo mágico de crochê 4

5 a 10. Nessa seqüência você podem ver como vamos crochetando pontos baixos sobre o anel.
Não fiquem desanimadas se os primeiros pontos desmancharem. Isto pode acontecer porque os ponto ficam muito grandes.

11. Nesta foto dá para ver como os pontos ficaram num lado do anel. Façam a quantidade de pontos que precisar para seu projeto.

Como fazer círculo mágico de crochê 5

13. Agora é só puxar! Pegue o fio inicial que ficou solto e puxe com força para fechar o círculo completamente.

14. Circulo mágico pronto! Agora pode continuar trabalhando normalmente.

Como fazer círculo mágico de crochê 6

Na foto acima mostro algumas cestas de crochê que fiz começando sempre com o círculo mágico. Vejam como o centro fica bem fechadinho, graças a esta técnica,

Dicas finais
– Se precisar fazer um círculo mágico com pontos altos, basta substituir os pontos baixos por pontos altos.
– Eu sempre prefiro iniciar o trabalho com pontos baixos e continuar na carreira seguinte com pontos altos. Preferências a gosto de cada crocheteira :).

Texto e fotos by Verónica Gobet www.verogobet.com