Como limpar a casa: Manual para os Homens

Homens aprenda agora como limpar a casa de forma simples. Confira essas dicas de limpeza

A maioria dos homens quando casam ou vão morar sozinho; precisam e fazem tarefas doméstica. Da mesma forma que muitos outros tem preguiça(adivinha, eu aqui) ou falta de “tempo” para efetuar tarefas em sua casa e não sabem como limpar sua casa. Essa preguiça vai acabar agora, vou lhe mostrar um passo a passo divertido e rápido para ter deixar sua casa limpa e não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje.

Minha faxina é dividida em uma ordem simples, e como moro em apartamento, acaba sendo teoricamente fácil e rápido, mas não significa seria complicado para quem mora em lugares com mais espaço,. A ordem é simples e um passo não vai atrasar o outro.

O passo a passo essencial de uma boa faxina

Para começar: Vamos deixar as redes sociais de lado e pegar a vassoura para iniciar.
PAROU, PAROU… Vamos iniciar largando as redes sociais, mas ligando o som primeiro(coitado dos vizinhos), tem coisa melhor do que escutar música limpando a casa? Nesse caso, o silêncio é quase impossível.

Agora sim, vamos iniciar a limpeza da casa.

Ponto de partida: Evite o acúmulo de bagunça


Você não é um super-herói e seu poder não é limpar a casa com a força da mente.

Não adianta reclamar, xingar, a sujeira não vai se esconder com sua cara feia. Não adianta ir dormir e sonhar limpando a casa, pois quando acordar, ela ainda vai está suja.

Leia mais: Estudo comprova, mão do homem não cai se ele também lavar louça

Passo 01: Organize e coloque cada coisa no seu lugar

Como vai limpar, se estiver bagunçado? Então, essa regra é primordial para o inicio da limpeza.
Pratos sujo na pia? lave-os! Roupas sujas espalhadas? Coloque-as na máquina.

Se precisa disfarçar a bagunça rapidamente para uma visita inesperada, basta fazer rapidamente duas coisas: Guardar as coisas espalhadas e as lavar a louça suja empilhada na cozinha.

Passo 02: Limpando de cima para Baixo

Começando a limpar de cima para baixo, significa que você não terá que limpar novamente, porque se começar pelo chão, quando for limpar as partes altas, vai sujar o chão novamente.

Pegue a vassoura e comece a limpar as teias de aranha dos cantos das paredes. Pegue um pano para auxiliar na limpeza por cima dos móveis. Para aqueles que são mais detalhistas, limpe tudo com um pano na mão.

Continuando, tire a poeira de tudo com um pano seco: mesas, televisão, rack, computador, violão, porta-retratos, chinelos e qualquer coisa que esteja em cima de algum lugar.

Se tiver uma varanda, área externa ou de serviço, lembre de bater a poeira dos tapetes por lá.

Passo 03: Passe a vassoura sem medo no chão

A vassoura não vai estragar o piso do seu imóvel. Varra com firmeza. Levante as coisas, sacuda a poeira. O que for móvel, tire do lugar para limpar.

Como tem no passo 01, cada coisa no seu lugar, uma boa maneira de fazer faxina é ver e ir colocando as coisas no lugar enquanto limpa.

Não arrume a sujeira, elimine-a!

Para minimizar os efeitos do pó, basta umedecer levemente a vassoura. Não encharque a vassoura, apenas umedeça-a levemente. A depender da casa, você terá que fazer várias vezes, mas terá um bom resultado. Se tiver um aspirador de pó, vai ser melhor ainda.

Passo 03: Cozinha tem que ser limpa, fazemos comida nela

Cozinha suja, ninguém merece. O processo de limpeza da cozinha, não é diferente dos outros. Cada elemento no seu devido lugar. Guarde os pratos, jogue fora o que tiver de ser jogado.

Guarde o que precisa ser guardado, jogue fora o que não tiver uso e coloque na pia o que precisa ser lavado.

Muitas pessoas tem uma sequência de lavagem de louças, sendo assim: Talheres, Pratos, copos e depois panelas. Então, louças lavadas e guardadas, vamos pular para o fogão; tirar a gordura e lavar as bocas. Não adianta reclamar, é chato mesmo.

Após isso, basta passar um pano com algum desengordurante/desinfetante no balcão e em outros lugares que ficam expostos a gordura.

Acabou de limpar a cozinha? Então agora é a vez do banheiro.

Cansou? calma está acabando…

Passo 04: Banheiro, é hora de meter a mão na sua “merda”

Chegou a parte da casa que você vai torcer a cara para limpar, mas não tem jeito.
Se você não curti essa parte, não se preocupe, separe uma luva e mascara. Para começar a limpar, os produtos básico para isso será: Cloro, escovas e esponjas. Prepare os braços para limpar o azulejo encardido e escovar a massa de rejunte entre os azulejos, contando também a parte do box.

Limpe o espelho. Não esqueça da pobre pia que sofre com suas cusparadas matinais.
E a privada? Vá sem dó, meta a mão, passe a escovinha com bastão, jogue água sanitária, desinfetante e não deixe de limpar.

O bom de deixar o Banheiro por último, é que depois de tudo você já aproveita e toma aquela ducha que vai relaxar até a unha do pé.

Casa limpa, vamos relaxar…. Ahhhhhh

Dicas extras

– Toque final: Pegue um balde com água, coloque e misture com desinfetante, molhe o pano e passe por toda casa.
– Dica no fogão: Usar um papel alumínio quando for cozinhar para proteger e diminuir o trabalho quando for limpar o fogão.
– Dica para limpar as bocas do fogão: basta deixá-las de molho em um recipiente com vinagre e água quente.
– Dicas para Limpar mofo: Clique aqui
– Nos cômodos com muitos tecidos (sofás, cortinas, cadeiras estofadas, almofadas etc.) o acúmulo de poeira é maior, aspire esses itens primeiro
– Limpeza diariamente: Arrumar a cama; Lavar a louça; Recolher o lixo do banheiro e da cozinha; Reservar 30 minutos para tirar a bagunça da casa.
– Conecta com sua casa e transforme o trabalho em brincadeira, uma forma de fazer isso é com música.

Todos tem uma jeito diferente de limpar a casa, qual o seu jeito?
Compartilhe conosco nos comentários e enriqueça o conteúdo do texto.