Como Tratar Unha Roxa – Causas, Tratamentos e Prevenções

Como Tratar Unha Roxa – Causas, Tratamentos e Prevenções 1

As unhas roxas são consequência de uma forte pancada, entre esportistas e pessoas que treinam de maneira geral. Podemos dizer que são pequenos traumatismos locais, que devido ao sangue acumulado, ficam roxas devidos aos hematomas no local.

O problema de unhas negras ou roxas vai muito além da parte estética, podendo ser feito o tratamento dependendo da causa do problema ou até mesmo remover a unha se não for cuidada a tempo hábil.

Vamos ver aqui possíveis causas, prevenções e tratamento das unhas batidas.

Causas das unhas roxas

Micose: muitas vezes micoses causadas por fungos são identificadas exatamente pela coloração preta ou amarelada das unhas. Outros sintomas em conjunto com a coloração no caso das micoses é o fato de elas estarem se quebrado facilmente, grossas, descascando, com odor forte, entre outros.
Sapatos apertados: calçados não adequados para o formato do pé, muito apertados na ponta também desencadeia unhas roxas. Existem ponteiras macias colocadas na ponta dos sapatos para driblar este tipo de problema.
Doenças que deixam as unhas negras: neste caso um especialista deve avaliar, mas geralmente estão associadas ao mau funcionamento de fígado, sistema cardiorrespiratório e circulatório, bem como alguma disfunção renal, a citar: bronquites, enfisema, policitemia, entre outras.
Baixas temperaturas: as unhas roxas quando se está em lugares muito frios é perfeitamente possível, pois a baixas temperaturas, os vasos sanguíneos se contraem, sendo mais detectável nas pontas dos dedos e unhas.

Tratamentos para unhas roxas

Como Tratar Unha Roxa – Causas, Tratamentos e Prevenções 2

Você precisa sugar com uma seringa o sangue pisado na unha cuidadosamente. Ensinaremos agora passo-a-passo de como fazer isso:

Desinfete o local com iodo ou álcool e com uma agulha também desinfetada com os mesmos componentes, e vá colocando no centro do local roxo para fazer uma abertura por onde o sangue será sugado, em uma espécie de drenagem.

Com o orifício aberto o sangue vai saindo aos poucos e quando você perceber que a área roxa está toda drenada faça um curativo com gazes para evitar a entrada de microrganismos.

Tratamentos naturais
Água morna: Pode colocar em uma bacia de água morna 1 ou 2 colheres de grandes de sulfato de magnésio, ou pingos de limão e cloreto de sódio. Mergulhe os pés uns 15 minutos para aliviar a dor e o roxo das unhas dissipar o sangue pisado.
Tomilho: a inflamação do roxo vai melhorar bastante com o preparo de água e 4 colheres de tomilho. Ferva este preparo e coloque e mergulhe o local afetado.
Suco de cebola: Ferva água e bata no liquidificador com uma cebola cortada em cubos. Mergulhe a unha roxa dentro da mistura.
Vinagre de maçã: Pode ser usado diretamente na área afetada com gaze ou algodão quantas vezes por dia você achar necessário. Antibacteriano e anti-inflamatório vai agir assertivamente no tratamento das suas unhas roxas.

Prevenção de unhas roxas
Utilize sapatos confortáveis e ao compra-los experimente bem para ver se há nas pintas espaço certo para uma movimentação dos seus dedos de forma bem fácil. Caso tenha a sensação de aperto ou dor, não compre.

Quando for fazer exercícios físicos, veja um tênis que amorteça certos impactos comuns nos exercícios, evitando lesões e pancadas na ponta dos dedos.

Lembre-se que embora muitas pessoas não deem muita atenção a essa parte do corpo, é um local que merece ser observado.

Qualquer sinal de unha roxa avalie qual a sua situação e procure ajuda médica, evitando que o problema se agrave.