Saiba as 5 folhas protegem seu fígado de gordura que pode causar cirrose e câncer

Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Hepatologia, 20% da população brasileira tem algum grau de gordura no fígado. Se não tratada ou controlada, a esteatose hepática pode gerar uma inflamação, que leva a morte celular e um processo de fibrose (cicatrização).

De acordo com Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, com o passar dos anos, a condição progride para cirrose hepática e também pode resultar em câncer de fígado. A boa notícia é que você pode começar hoje mesmo a evitar o problema se incluir no seu cardápio 5 folhas capazes de prevenir a doença hepática gordurosa não alcoólica.

Folhas que evitam a gordura no fígado

Uma pesquisa publicada pelo jornal científico Proceedings of the National Academy of Sciences mostrou que vegetais verdes podem proteger o fígado da doença hepática gordurosa não alcoólica porque possuem um composto chamado nitrato inorgânico. Portanto, para evitar a condição, você pode apostar em folhas como:

Alface
Rúcula
Espinafre
Couve
Agrião

Para chegar à conclusão, os estudiosos analisaram os efeitos da suplementação do nitrato inorgânico em uma dieta rica em gordura e açúcar administrada a ratos de laboratório.

Os animais foram divididos em diferentes grupos e, aqueles que receberam o suplemento do composto, apresentaram menores níveis de açúcar no sangue, massa gorda e menor proporção de gordura no fígado. Ainda segundo o trabalho científico, os camundongos que receberam o composto tinham pressão arterial mais baixa e melhor sensibilidade à insulina.

Os cientistas agora planejam realizar estudos clínicos para avaliar o valor terapêutico da suplementação de nitrato para, assim, reduzir os riscos de esteatose hepática. Eles ressaltam ainda que não é preciso consumir grandes quantidades de vegetais verdes para obter os efeitos protetores: apenas 200 gramas por dia do alimento já seriam capaz de garantir os benefícios.