6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 1

Fica até difícil imaginar uma realidade offline em plena era da transformação digital onde os negócios e as pessoas estão cada vez mais conectados. Porém, no mundo corporativo, um acesso controlado à internet é necessário tanto para manter a produtividade e até a segurança pessoal naquelas atividades que exigem foco e concentração, quanto para limitar a demanda crescente por infraestrutura (banda) para suportar esses acessos e para evitar quebra de segurança da informação.

Neste artigo, confira seis maneiras de controlar o acesso à internet na sua empresa:

1. Deixe as regras claras
Crie uma política de uso da Internet para funcionários, com direitos e responsabilidades de quem as utiliza, que seja bem divulgada e transparente. É preciso estabelecer questões como:
– Privacidade de informações pessoais, sejam elas de clientes, usuários ou funcionários
– Confidencialidade das informações institucionais, ou seja, se elas podem ser repassadas a terceiros
– Quais funcionários podem usar a Internet
– Razões aprovadas para navegação
– Sites aprovados
– Situações consideradas abusivas
– Quando os funcionários podem usar a Internet e por quanto tempo eles podem usá-la.

Se, por um lado, o acesso liberado à internet pode comprometer a produtividade e concentração dos profissionais, por outro, a restrição total também pode causar problemas no ambiente de trabalho. Se você estiver confortável com os funcionários que estão na Internet em sites apropriados durante as pausas, inclua isso nas diretrizes.

2. Faça gestão das consequências
Não basta apenas criar as regras é preciso uma gestão de consequências. Ou seja, se um funcionário estiver deliberadamente infringindo as regras, é preciso reagir. Estabeleça ações disciplinares para aqueles que não aderem à sua política de uso da Internet.

As regras devem ser justas e apropriadas, permitindo exceções razoáveis.Se você definir uma política clara e não punir aqueles que a ignoram, perderá todo o controle.

3. Habilite o acesso para quem realmente precisa
Há áreas de negócio em que a internet é ferramenta de trabalho, como atendimento ao cliente, vendas e marketing. Mas em setores como produção e logística não há essa necessidade. Como muitas empresas têm internet wireless (sem fio), é barato e fácil conectar todos os computadores à Internet.

No entanto, se determinados funcionários não precisam estar no computador, não conecte seus computadores. Ou coloque senhas nos computadores para acesso apenas de funcionários autorizados. Isso evita acessos desnecessários e consumo de banda.

4. Construa barreiras de proteção
O controle de acesso à internet deve estar alinhado às políticas e ações de proteção de dados da sua empresa. Devem ser incluídas na sua estratégia de segurança, ferramentas de firewall de software e hardware, de backup e de controle e acesso restrito.

É possível também usar seu roteador para bloquear sites. A maioria dos roteadores oferece configurações de controle da Internet. Ao definir códigos e regras de acesso e analisar o fluxo de dados dos servidores constantemente, você pode identificar acessos indevidos.

Este arsenal de segurança contribui para para proteger os servidores e a rede e para fornecer um controle maior das configurações de acesso.

5. Invista em educação e conscientização
À despeito de todas as barreiras e regras, muitas das quebras de segurança, são causadas por falhas humanas, como navegar em sites inseguros ou inapropriados. Segundo estudo Trends of Information Security, realizado pela CompTIA, o erro humano representou 52% da causa raiz das falhas de segurança.

Funcionários acessando e compartilhando anexos de email suspeitos também podem ser uma porta aberta para ataques de vírus maliciosos. Por isso, além da restrição no acesso, é necessário disseminar a prática de hábitos seguros de navegação, como evitar links suspeitos e não abrir anexos de email de pessoas desconhecidas.

6. Instale um programa de controle de acesso
Se nada mais der certo e os abusos e quebras de segurança continuarem a acontecer, há programas que rastreiam e registram o uso da Internet nos computadores. O fato de você estar monitorando o uso atuará como um impedimento eficaz. Esses programas oferecem muitos recursos.

Permitem que você bloqueie sites indesejados e limitam a navegação a apenas sites aprovados. Também restringem o acesso à Internet com uma senha, liberam o acesso à Internet em horas específicas e estabelecem limites de uso com base no tempo. Mas lembre-se: é preciso que todos os funcionários tenham conhecimento do uso do programa.

Conclusão
Como foi visto, há diversas formas de controlar o acesso à internet na sua empresa. Mas quais os níveis de restrição e até onde é possível flexibilizar o acesso para não engessar o trabalho e os negócios, depende de cada organização. (por eitisolucoes.com.br)

Com apenas 12 anos, ele abriu uma escola em seu quintal para ajudar outras crianças

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 2

Este menino é uma grande inspiração, pois não só ajuda as crianças, mas também os adultos que frequentaram a escola. O nome dele é Leonardo Nicanor e, há 5 anos, vendo como um de seus amigos precisava de ajuda para resolver suas tarefas, ele se aproximou e o ajudou. E assim ele continuou a ajudar seu amigo, mesmo assim, com o tempo, mais crianças chegaram para o menino dar sua ajuda.

Foi assim que a escola começou a se formar. O garoto nomeou a escola “Pátria e União”, seus alunos pequenos o chamaram Professor Nico. Seu objetivo é ajudar todos os membros independentemente da idade.

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 3

Hoje, a escola tem 36 alunos matriculados. O menino organizou 6 níveis dentro dos quais os alunos são distribuídos de acordo com o conhecimento acadêmico.

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 4

Ele frequenta as aulas pela manhã e à tarde ensina seus alunos, é pesado, pois ele é o único professor. Então ele precisa se organizar para percorrer todas as salas e ensinar os materiais básicos.

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 5

Em geral, os alunos têm a mesma idade de Leonardo, e também há alunos mais novos. Ao mesmo tempo, há pessoas excelentes como Mirta, que com seus 40 anos vai todos os dias à escola ‘Pátria e União’ ‘, para ler e escrever. A mulher se sente muito grata ao garoto, por sua dedicação e também por estar aprendendo a escrever.

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 6

Infelizmente, a escola é um espaço com grandes necessidades, os poucos recursos que a avó de Leonardo possui não cobrem. De qualquer maneira, o garoto se organizou para que todos pudessem ter sua sala de aula.

Um verdadeiro exemplo a seguir

Confira cinco receitas naturais que ajudam no tratamento contra acne

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 7

As espinhas são alterações na pele características da adolescência, causadas pelas alterações hormonais comuns desta fase, que geram uma borbulha avermelhada de bordas bem definidas. Contudo, as acnes também afetam adultos, em razão de fatores como estresse e a má alimentação.

Para tratar, recomenda-se manter a pele devidamente limpa, e comer peixes, carnes magras, legumes, verduras e frutas. Beber muita água no intervalo entre as refeições também é importante para manter o organismo hidratado e para facilitar a eliminação de toxinas. Confira aqui cinco soluções caseiras que ajudam no tratamento:

Morango
Morangos são uma fonte natural do ácido salicílico, que é encontrada em um lote de produtos anti-acne. Para fazer uma esfoliação zit-busting, basta misturar ½ xícara de morangos frescos, uma colher de sopa de mel, uma colher de chá de azeite de oliva e algumas gotas de limão em uma tigela. Aplique a mistura sobre a pele limpa e deixe por 15 minutos antes de enxaguar com água.

Aveia
A aveia penetra profundamente nos poros entupidos para eliminar a acumulação excessiva de células.

Canela
Esta mistura de anti-séptico natural não é apenas rápida de fazer, ela realmente faz maravilhas para se livrar das espinhas. Misture duas colheres de sopa de mel orgânico com um pouco de pó de canela e deixe agir por 20 minutos. Enxaguar com água morna.

Chá de camomila
Chá de camomila é um anti-inflamatório natural que pode reduzir acnes. Aqui está um truque que não poderia ser mais fácil: mergulhe um saquinho de chá de camomila em água e aplicar na pele durante um minuto. Repita quantas vezes for necessário.

Babosa e Pepino
Faça um purê com uma folha grande de babosa, lavada e picada, com uma xícara de pepino picado no liquidificador. Aplicar a mistura na face limpa e deixá-la agir durante 30 minutos. Lavar com água fria.

Bolo de Bem-Casado: aprenda a fazer essa delícia típica de casamentos

A produção do bolo pode até parecer trabalhosa, mas não tem nada complicado, acredite

Bem Casado, essa delicia típica de Casamentos pode ser feito em casa, e o melhor, para toda a família! A produção do bolo pode até parecer trabalhosa, mas não tem nada complicado, acredite. Confira a receita e mãos na massa:

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 8
Foto: Reprodução

Ingredientes:

Massa

½ xícara (chá) de fécula de batata (70 g)

½ xícara (chá) de farinha de trigo (55 g)

1 colher (sobremesa) de fermento em pó (6 g)

4 claras (cerca de 160 g)

¾ de xícara (chá) de açúcar refinado (120 g)

4 gemas (cerca de 80 g)

Manteiga, para untar

Farinha de trigo, para enfarinhar

Papel manteiga

Recheio e cobertura

1 lata de leite condensado (395 g)

1 colher (sopa) de amido de milho (25 g)

¾ de xícara (chá) de leite (150 ml)

1 colher (sopa) rasada de manteiga sem sal (13 g)

Montagem

Açúcar de confeiteiro, a gosto

Filme plástico

Modo de fazer:

Massa

Unte e enfarinhe as laterais e forre o fundo de uma forma redonda grande (30 cm de diâmetro) com papel manteiga. Reserve. Em uma tigela, misture a fécula de batata, a farinha e o fermento e reserve. Na batedeira, bata as claras até atingir o ponto de neve firme e junte o açúcar refinado até dobrar de volume. Coloque as gemas uma a uma, e bata até formar uma mistura clara e fofa. Adicione a mistura da fécula com farinha e fermento, e misture delicadamente para não perder o volume. Despeje na forma reservada e asse no forno preaquecido por 25 minutos ou até que, ao espetar a massa com um palito, este saia limpo. Desenforme morno.

Recheio e cobertura

Em uma panela de pressão, coloque a lata de leite condensado fechada e cubra com água. Tampe a panela, leve ao fogo médio e cozinhe por 10 minutos, contados após o início da pressão. Retire do fogo e reserve até esfriar e sair toda a pressão. Abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar completamente antes de abri-la. Coloque o doce de leite em uma panela pequena. Em uma tigela pequena, dissolva o amido no leite e adicione aos poucos no doce de leite, mexendo sempre, até formar uma mistura homogênea. Leve ao fogo e cozinhe até soltar do fundo da panela. Retire do fogo, junte a manteiga e misture bem. Utilize morno ou frio.

Montagem

Forre com filme plástico a forma em que o bolo foi assado e reserve. Corte o bolo ao meio, na horizontal, formando dois discos. Coloque um dos discos na forma reservada, espalhe a metade do creme de doce de leite e cubra com o outro disco de massa. Pressione levemente, cubra com filme plástico e reserve na geladeira por no mínimo 2 horas ou até ficar firme. Desenforme sobre um prato, cubra o bolo com o restante do creme de doce de leite e polvilhe o açúcar de confeiteiro no momento de servir.[Receita: União]

Como gravar ligações no seu Android e IOS(iPhone)

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 9

Aprenda como gravar automaticamente as ligações que você faz e que você recebe em seu smartphone Android usando o aplicativo Call Recording e dicas de dois aplicativos para você conseguir gravar no seu iPhone, confira.

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 10

Passo 1. Instale o app Automatic Call Recorder(Gravador de Chamadas) em seu celular. Ao abri-lo pela primeira vez, toque em “Concordo”, no canto inferior direito da tela. Em seguida, selecione o tema desejado e pressione “Próxima”;

Passo 2. Agora, será necessário autorizar que o app grave o microfone do smartphone, acesse as suas chamadas, arquivos e contatos. Para isso, toque em “Dar permissão” e clique algumas vezes em “Permitir”;

Passo 3. Para finalizar a configuração do app, toque em “Concluído”. Na tela principal do aplicativo, os registros irão aparecendo à medida em que as chamadas são gravadas. A aba “Caixa de entrada” mostra as cem últimas ligações;

Passo 4. Caso queira salvar, apagar ou compartilhar uma gravação, toque sobre ela. Os áudios salvos são guardados na aba “Salvo” e permanecem disponíveis por tempo indeterminado.

Pronto! Aproveite as dicas para gravar as suas ligações usando o app Automatic Call Recorder para Android.

Como gravar chamadas telefônicas no iPhone?

1- Call Recorder Lite
O Call Recorder Lite é um dos apps mais populares quando o assunto é gravação de ligações no iPhone. A ferramenta é gratuita e conta com suporte aos seguintes idiomas: inglês, dinamarquês, holandês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, polonês, português, russo, chinês, espanhol e sueco.

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 11

Uma vez instalado, o aplicativo é capaz de salvar tanto as chamadas recebidas quanto as efetuadas. Basta acessar o app e clicar no botão “Gravar” na tela inicial. Toda vez que você quiser gravar uma ligação, seja esta recebida ou efetuada, você precisará abrir o Call Recorder e selecionar esse botão de gravar para que o app faça a sincronização do conteúdo. As chamadas então podem ser armazenadas no Dropbox ou enviadas por email, iMessage e redes sociais.

No entanto, há algumas ressalvas. É possível salvar qualquer ligação, mas a versão gratuita só permite ouvir os primeiros 60 segundos, o que significa que, para escutar todo o áudio, é preciso ter uma assinatura Premium que custa US$ 10, ou adquirir créditos in-app para ouvir as conversas desejadas.

Baixe o Call Recorder Lite

2- Call Recorder IntCall
6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 12

Este app funciona como o anterior e grava as chamadas recebidas e efetuadas ao clicar no botão “Gravar” dentro do serviço. A ferramenta exige conexão constante com a internet (WiFi, 3G ou 4G) para salvar as ligações, e todo o processo, segundo a desenvolvedora do aplicativo, acontece de forma privativa, uma vez que as chamadas não são salvas em um servidor de terceiros.

O IntCall é gratuito para instalar, mas também é preciso comprar créditos para guardar as chamadas no seu iPhone, com preços que variam entre US$ 0,99 e US$ US$ 49,99. Usuários que fizerem o download pela primeira vez ganham créditos gratuitos para testar o app.

Baixe o Call Recorder IntCall

15 de Outubro — Dia do Professor | Mensagens

No dia 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, um dos profissionais mais importantes em nosso país, mas que nem sempre são valorizados como deviam.

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 13
closeup of a chalkboard with the text dia do professor, teachers day written in Portuguese, a pile of old books and a pot with pencils on a rustic wooden table

O que se comemora no Dia do Professor?
No dia 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageiam os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um grupo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior. Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.

Quando foi criado o Dia do Professor?
A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.

Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”1. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.

Mensagens para o Dia do Professor

“Porque ser professor
é aprender para ensinar;
porque ser professor é ser dedicação,
paciência e persistência;
porque ser professor é ser mestre,
é saber cativar e inspirar;
porque ser professor é educar.

A todos que dedicam sua vida
a tão nobre e distinta profissão,
um Feliz dia do Professor!

A todos vocês que moldam as
mentes do futuro, que educam,
cuidam e acompanham os
nossos filhos, o nosso agradecimento
e esta sentida homenagem!”

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 14
TA TA TA TA!
(Prof. Girafales)

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 15

“Quem educa com dedicação
Transmitindo sabedoria,
Por honra a uma só profissão
Que escolheu ser sua um dia…

Quem procura sempre soluções
Para problemas dos seus alunos
E se empenha sem distrações
Nos momentos mais oportunos…

Merece a nossa maior gratidão
Por fazer tudo com tanto amor
E que lhe desejem de coração
Um Feliz Dia do Professor!”

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 16

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 17

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 18

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 19

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 20

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 21

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 22

Praia do Forte é destino ideal para quem quer curtir sem se distanciar da capital baiana

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 23
Imagem: Divulgação

Até o final do ano, serão raríssimos os chamados ‘feriadões’. Mas para quem quer aproveitar os finais de semana para viagens curtas, sem se distanciar muito de capital baiana, a Praia do Forte pode ser um destino ideal – sobretudo para relaxar em um local pacato, seguro e cercado de verde. Um dos centros turísticos mais procurados no país, o vilarejo, pertencente ao município de Mata de São João, fica a apenas 80 km de Salvador e, além das belezas naturais, dispõe de opções para hospedagens que atendem a todos os bolsos.

Com o período de baixa estação, essa procura deve ser intensificada, de acordo com empresários locais. Uma delas é a proprietária do Hotel Via dos Corais e integrante da Turisforte, Rosa Brandão, que já incrementou novas opções no cardápio do restaurante, serviços diversificados para atendimento de todos os públicos, uma programação cultural de alto nível no hotel e, ainda, a possibilidade de hospedar pets. “Além do bom preço, o turista que realiza esse tipo de viagem de curta duração preza pelo conforto e pela variedade de opções”, pontua a empresária.

As trilhas, belezas naturais e os projetos da região, como é o caso do Tamar e da Baleia Jubarte também são atrativos para os turistas.

Saiba como baixar músicas e vídeos do YouTube ou instagram no Android

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 24

Você sabia que é possível baixar suas músicas e vídeos favoritos do YouTube, instagram ou até mesmo no facebook com um aplicativo simples e fácil de usar? Pois é, se você adora baixar vídeos, adora curtir vídeos engraçados e quer saber como é possível ter um acervo legal direto do seu celular, aprenda a partir de agora como baixar vídeos do Youtube ou instagram!

O QUE É O TUBEMATE?
Esse é um dos aplicativos que ajudam muitas pessoas em qualquer situação! Afinal, todo mundo precisa baixar ao menos um vídeo do Youtube e quer sempre algum vídeo que viu no instagram, mas não sabe como baixar, não é mesmo?

Seja qual for o motivo do download, use o aplicativo TubeMate, disponível apenas para Android. São várias funcionalidades que irão facilitar sua vida na hora de salvar aquele vídeo em especial.

O app é gratuito, no entanto não está disponível na loja oficial do Google. Para ter em seu celular é preciso baixar a APK do programa. Você aprenderá como fazer isso ainda nesse artigo.

COMO BAIXAR O TUBEMATE?
Você não irá encontrar o aplicativo do TubeMate acessando o Google Play. Se fizer isso, encontrará vários aplicativos com nome e ícone semelhantes, mas nenhum deles é o TubeMate! Para baixar o app original, siga os passos abaixo:

1 – Acesse o navegador e baixe através do link: tubemate.net;
2 – Encontre a versão mais recente e clique;
3 – Encontre o botão de “download” e clique nele; Espere finalizar;
4 – Em seguida, acesse a pasta de “Download” em seu smartphone e procure pelo TubeMate, clique nele para instalar.

VEJA COMO USAR O TUBEMATE

1 – Abra o instagram ou youtube, copie o link(URL) do vídeo que deseja baixar:

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 25
Instagram @seligacamacari

2 – Após copiar o link, abra o app TubeMate e cole o link (URL) na barra de navegação:
6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 26

3 – Ao abrir o link do vídeo, vai aparecer a seta para download, basta clicar nela, escolher o tamanho do vídeo e novamente clicar na seta de download. (Em determinados links, não vai aparecer logo a seta, basta ficar atualizando a página que vai aparecer e também, em outros links, deve aparecer mais opções de download, como de exemplo, baixar somente o áudio).
6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 27

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 28

Pronto! Viu como é simples? Veja mais sobre tecnologia.

Conhecendo sua história e sua gente: Camaçari, tudo começou aqui

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 29

Conta à história, que logo após a fundação da Cidade do Salvador no ano de 1558, Tomé de Souza (o primeiro Governador Geral do Brasil), enviou para essa região, os jesuítas João Gonçalves e Antonio Rodrigues, que aqui chegando, fundaram a Aldeia do Divino Espírito Santo às margens do rio Joanes, onde construíram a primeira Igreja feita de palha (reconstruída no século XVII) e um convento, o qual seria o marco do primeiro trabalho jesuítico no Brasil (vale registrar que Mem de Sá, que seria o terceiro Governador Geral do Brasil participou ativamente nessa investida.

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 30

Aí se instalou a famosa Companhia de Jesus, que seria a sede dos jesuítas, que vieram com o objetivo de catequizar, de educar os índios Tupinambás que ali viviam.

Por provisão do Conselho Ultramarino, de 27 de setembro de 1758, o povoado foi elevado à vila, com o nome de “Vila do Espírito Santo de Nova Abrantes”, sendo instalada por doutor João Ferreira Bittencourt Sá, a capela que nesse mesmo ano foi elevada a Matriz.

A primeira composição administrativa do município, abrangia os distritos de Abrantes, São Bento do Monte Gordo e Ipitanga. Vale ressaltar, que um dos mais fascinantes desafios da História da Bahia é a análise do processo da criação e desenvolvimento da Vila de Nova Abrantes do Espírito Santo.

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 31
Montenegro

Em 1860, as terras que compõem o município pertenciam ao desembargador Tomaz Garcez Paranhos Montenegro e graças a sua influência política conseguiu trazer a estrada de ferro para suas terras, o que impulsionou o crescimento da região.

É criado em 1920 o distrito de Camaçari, desmembrado de Abrantes. O então governador Francisco Marques de Góes Calmon muda a sede do município de Abrantes para Camaçari, que passa a ser vila. Cinco anos depois, passa a se chamar Montenegro, em homenagem ao desembargador.

Finalmente em 1938 o município volta a ser chamado de Camaçari, que inicialmente se escrevia Camassary, tem origem tupi-guarani sendo seu significado “árvore que chora”, fazendo referencia a árvore de mesmo nome que tem a característica de ter suas folhas cobertas de gotículas de água.

Em 1925, o então governador Francisco Marques de Góes Calmon da ao município o nome de Montenegro, que tinha como sede a Vila de Camaçari. O município de Camaçari foi regulamentado pelo Decreto Lei 10.724 de 30 de março de 1938, perdendo a denominação de município de Montenegro, por Camaçari sede e pelos distritos de Abrantes, Monte Gordo, Dias D’Ávila. Pela Lei nº 628 de 30 de dezembro de 1953, foi criado o distrito de Dias D’Ávila, ficando o município de quatro distritos: Camaçari, Abrantes, Monte Gordo e Dias D’Ávila, este último sendo emancipado no ano de 1985.

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 32

Desde o início da colonização os meios de transportes usados para o acesso ao nosso município eram feitos através da navegação de Cabotagem (Saveiros, barcos) e no lombo de animais que vinham pela estrada das boiadas que cortava a faixa litorânea. Assim era feito o transporte do açúcar que iam embalados em caixas feitas com a madeira da árvore Camaçari, na época era encontrada em abundancia no município. Assim iniciou o processo de extinção da árvore que originou o nome do nosso município. No final do século XVIII, com a implantação da malha ferroviária ligando Salvador a Sergipe, este município passa a escoar o excedente de sua produção agrícola, o que possibilitou o seu crescimento econômico. Na década de 30 o estado da Bahia dá início a sua rodoviária, buscando desta maneira substituir o transporte marítimo. O comércio de Camaçari era precário predominava apenas as vendas e armazéns, só no final da década é que ela passa a contar com uma indústria a AZFA, do português Avelino Alves, que fabricava oxido de ferro e gesso, além de explorar a tabatinga.

A educação neste município era ministrada nas casas das professoras que funcionava de maneira informal, só na década de 40 depois da inauguração da Praça Abrantes é que o governo do estado inaugura a primeira escola estadual Gonçalo Muniz, que hoje funciona a biblioteca infantil, só em 1948 a cidade cria a primeira Câmara de vereadores, foi no final da década de 50 que o então Presidente da republica Juscelino Kubistschek criasse o GTDN, Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste, criou o 1º Plano Diretor do Estado da Bahia que elegeu Camaçari como cidade ideal para a criação do maior Pólo Petroquímico da América do Sul.

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 33

Em 1961 é fundado o primeiro Colégio Municipal São Tomas de Cantuária, com o objetivo de oferecer cursos técnicos para qualificar mão de obra para trabalhar no Pólo Industrial da cidade, neste mesmo período é criado o primeiro Posto de Saúde de nossa cidade. Foi no ano de 1972 com a implantação do Complexo Petroquímico é que Camaçari parte rumo ao futuro dando novo impulso na sua economia que viria a se consolidar em junho de 1978 com a entrada das fábricas ali instaladas. Apesar do grande numero de empregos gerados, a mão de obra não especializada que imigrou de todas as regiões do Brasil não foi completamente absorvida. Antigos bairros como Bomba, Quarenta e Seis e o Alto da Cruz, sem nenhuma infra-estrutura passaram a receber um grande contingente de imigrantes, causando sérios problemas a prefeitura. Na tentativa de solucionar os problemas a prefeitura criou um plano habitacional que resultou no surgimento de bairros como as Glebas e os PHOC’s.

No ano de 1999 é inaugurada a Casa do Trabalho – CEDAP que tem como objetivo a capacitação e seleção do trabalhador nas mais diversas ares. Lá estão instalados órgãos como o SENAC, o SENAI e o SEBRAI, um posto de Associação Comercial do Estado da Bahia além de outros serviços bancários. Ainda neste mesmo ano a Ford foi instalada no município, resultada de varias negociações com o Governo do Estado.

Com a implantação da Ford estimulou a vinda de outras fábricas para cá, como a Monsanto que destina um pouco de seus impostos aos assistencialismos de algumas escolas do município.

Veja imagens históricas de Camaçari:

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 34
A Villa de Abrantes da Comarca do Norte representada em gravura de 1792, por Domingos Alves Branco Moniz Barreto, escriturário da contadoria geral da Junta da Real Fazenda da Capitania da Bahia (original no Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa). Note a residência dos jesuítas em prédio anexo à Igreja (demolido em 1940). O desenho mostra a geometria da aldeia, em forma retangular, comum nas aldeias dos jesuítas da época.
6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 35
Praia em Camaçari (BA) – mar. 1952
6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 36
A velha estação, em foto publicada na Revista Illustração Brasileira de 2/6/1923
6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 37
A estação de Camaçari em 1957, já com postes de eletrificação. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XX, de 1958

A Estação de Camaçari está localizada no centro da cidade. Ela foi aberta no ano de 1861. O prédio da estação, que se manteve por muito tempo conservado externamente e do mesmo estilo de grande parte das estações da Leste reconstruídas nos anos 1940, serviu por muito tempo como bar, de 1990 até julho de 2013, com mesas espalhadas por parte de sua plataforma. Em maio de 2005 estava ameaçada de demolição. Em 2014, a estação estava fechada e com risco de depredação e demolição novamente.

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 38
Prefeitura Municipal : Agência de Estatística : Camaçari, BA – 1957
6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 39
Praça Desembargador Montenegro : Camaçari, BA – 1957

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 40
Polo Petroquímico Industrial : Camaçari, BA – [19–]
6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 41
Horto Florestal : Camaçari, BA – [19–]

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 42
Praça Desembargador Montenegro : Camaçari, BA – 1982
6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 43
Praça Abrantes : Biblioteca Pública Municipal (Antes, foi o primeiro colégio de Camaçari) – [19–]
6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 44
Hospital : Camaçari, BA – 1982 (Atrás do Bompreço)
6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 45
Edifício Cidade de Camassary : Camaçari, BA – 1982
6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 46
Igreja Matriz : Camaçari, BA – 1982

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 47
Vista aérea do Conjunto Habitacional : Camaçari, BA – [19–]
6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 48
Vista aérea do Conjunto Habitacional : Camaçari, BA – [19–]

Texto base: Blog Escolas e meando conhecimento | Fotos: IBGE

Vai sacar o FGTS? Saiba para onde viajar com R$ 500

O FGTS é uma ótima chance de investir em uma viagem! Veja sugestões de destinos e dicas para aplicar o seu dinheiro e viajar mais.

6 maneiras de controlar acesso à internet na sua empresa 49
Crédito: Divulgação

Para quem tem uma conta ativa ou inativa no FGTS, este mês de setembro tem um gostinho especial, já que foram permitidos os saques de até R$ 500 do Fundo de Garantia! As retiradas começaram semana passada e vão até 2020, dependendo do banco e do mês de nascimento de cada trabalhador.

E para quem pode sacar o FGTS e quer viajar, esta notícia fica ainda melhor: temos algumas sugestões de destinos que você pode conhecer por até R$ 500!

Caso prefira investir o seu rico dinheirinho, separamos também dicas de aplicação para fazer a sua grana ir mais longe e você viajar futuramente. Olha só!

Se você ainda não sabe o que fazer com o seu FGTS, a nossa dica é: viaje agora ou invista para viajar futuramente!

Encontramos passagens aéreas baratas por bem menos de R$ 500 para vários destinos brasileiros, o que garante uma viagem de um final de semana com acomodação inclusa pelo preço do FGTS.

Usamos a ferramenta Mês mais barato para garantir os melhores preços de voos saindo de algumas capitais do Brasil:

Destinos baratos no Brasil para viajar por até R$ 500
Considerando os preços de passagens aéreas e acomodação, separamos três destinos que você pode passar um final de semana em dezembro por menos de R$ 500, saindo de São Paulo.

1. Florianópolis, SC
Sonho de consumo de muito brasileiros, a ilha faz jus à fama e reúne diversas atividades para você, viajante. Para conhecer um pouco de Florianópolis em um final de semana, considere visitar o centro histórico e algumas das melhores praias de Floripa.

Segundo nossos cálculos, passar um final de semana em Florianópolis pode custar a partir de R$ 407, considerando:

Passagem aérea de São Paulo a Florianópolis = R$ 237;
Hospedagem em Florianópolis para dois dias, em quarto duplo, localizada na Lagoa da Conceição = a partir de R$ 170.

2. Belo Horizonte, MG
Passar um final de semana em Belo Horizonte pode ser revigorante. O carisma dos mineiros, junto aos botecos por todos os cantos e atividades culturais da cidade, vão fazer você querer ficar ainda mais.

Se você tiver tempo e dinheiro, considere mesmo essa opção: além da capital, conheça as belas cidades históricas de Minas Gerais.

Já ficar um final de semana em Belo Horizonte pode custar a partir de R$ 444, considerando:

Passagem aérea de São Paulo a Belo Horizonte = R$ 194;
Hospedagem em Belo Horizonte, para dois dias, em quarto duplo, em um hotel 3 estrelas no bairro Lourdes = a partir de R$ 250.

3. Curitiba, PR
Nunca pensou em viajar para Curitiba? A capital paranaense pode ser surpreendente! Considere conhecer Curitiba em um final de semana e inclua no seu roteiro o Jardim Botânico, o Parque Tanguá e a Ópera de Arame.

Passar um final de semana em Curitiba pode custar a partir de R$ 470, considerando:

Passagem aérea de São Paulo a Curitiba = R$ 195;
Hospedagem em Curitiba para dois dias, quarto duplo, em um hotel três estrelas no centro da cidade = a partir de R$ 276.

por Equipe do Skyscanner Brasil

ÚLTIMOS POSTES